Comissão julgadora

Indicados pelo IAB-BA

 

 Arquiteto Angelo Bucci (São Paulo-SP)

Arquiteto formado em 1987, mestre em 1998 e doutor em 2005 pela Universidade de São Paulo (FAUUSP); Honorary Fellow of the American Institute of Architects (HF AIA) em 2011; há 30 anos compartilha seu tempo entre as atividades profissional e acadêmica, em uma síntese entre prática profissional e conhecimento teórico, entre desenho e palavra.  

Fundou o escritório de arquitetura SPBR Arquitetos em 2003.

É professor doutor na FAUUSP desde 2001 e professor of the Practice no MIT, em Cambridge, EUA, desde 2022. 

spbr.arq.br

 

 

 Arquiteta Paula Zasnicoff Cardoso (São Paulo-SP)

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2000) e Mestre em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG (2007). 

É sócia diretora do escritório Arquitetos Associados em Belo Horizonte - MG e professora de projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo do Ibmec. 

As arquiteturas de museus, espaços públicos e edificações de interesse cultural são objetos da sua pesquisa teórica e também estão presentes na sua prática profissional. Seu escritório é responsável por obras destacadas nacional e internacionalmente como várias galerias realizadas no Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho - MG, do Museu do Pontal, no Rio de Janeiro e da Pinacoteca Contemporânea em São Paulo.  

Seus trabalhos de arquitetura já foram exibidos em bienais e exposições dentro e fora do país, como no Carnegie Museum, no Deutsche Architektur Museum, Yale University e na Bienal Internacional de Pamplona. Mantém participação ativa em concursos e prêmios de arquitetura destacando-se o Prêmio Ex-aequo na VII BIAL – Bienal Ibero-americana de Medellin, Colômbia (2010); o Prêmio Ex-aequo na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2011); Outstanding Projects no Mies Crown Hall Americas Prize – MCHAP IIT College of Architecture, Chicago, Estados Unidos (2014); o Prêmio APCA pela Melhor Obra de Arquitetura no país (2015); Prêmio Saint-Gobain pela melhor obra construída residencial (2018). Foi uma das curadoras da representação brasileira na 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza (2021).

arquitetosassociados.arq.br

 

 

 Arquiteta Naia Alban Suarez (Salvador – BA)

Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), doutora pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (ETSAM), da Universidade Politécnica de Madrid, com estágio pós-doutoral na mesma instituição, com bolsa CAPES (2020). 

Atualmente é professora titular na Faculdade de Arquitetura (FAUFBA), professora permanente do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE/UFBA) e do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFBA). Colíder do grupo de pesquisa Projeto, Cidade e Memória e coordenadora da Rede Patrimônio Histórico + Cultural Iberoamericano – Brasil (PHI-BR), sendo membro do Comitê Executivo da Rede PHI Internacional. 

Foi Diretora da FAUFBA no período de 2011-2020. Conselheira Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), 2021-2023. 

Vencedora de 9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel com o projeto arquitetônico do Casarão 28, em Salvador/BA (2023).

 

 

 Arquiteto Edson Fernandes D'Oliveira Santos Neto (Suplente) (Salvador – BA)

Professor Associado da Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA), Coordenador do Núcleo de Tecnologia, Projeto e Planejamento da FAUFBA (2020-2024) e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Conservação e Restauro de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE / UFBA). Possui graduação (2001), mestrado (2009) e doutorado (2019) em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG-AU / UFBA. Foi Investigador Externo do CIAMh/CEAU na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto de março a julho de 2017. Ministra as disciplinas de Oficina de Projeto; Materiais de Construção; Construção; e Trabalho Final de Graduação, nos cursos de graduação e Atelier de projeto III no MP-CECRE. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: requalificação urbana, projeto urbano, projetos de edifícios, e projeto e pré-existência.

 

Indicados pelo SENAC DR/BA

 

 Pedagoga Ana Rita Marques de Andrade (Salvador – BA)

Mestra em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Docência para Educação Profissional; Gestão Educacional; Metodologia do Ensino Superior. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Superintendente de Educação Profissional - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), na Bahia, atuando desde 2002. 

Conselheira do Conselho superior do Instituto Federal da Bahia e Conselheira do Conselho estadual tripartite e paritário de trabalho e renda/ Bahia. 

Atuou como professora de Educação Infantil, Docente de ensino superior, Coordenadora de Jovens e adultos, Coordenadora do Município de Salvador, Supervisora Pedagógica de Jovens e Adultos, Vice Gestora de Jovens e adultos, Gestora de Educação Profissional, experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação de jovens e adultos, gestão educacional, educação e ludicidade, educação infantil e educação a distância. 

 

 

 Arquiteto Fernando Henrique de Faria Peixoto

Formado em 1969 pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), tem extensa carreira em projetos residenciais e comerciais em oito estados do Brasil, com mais de dois milhões de metros quadrados projetados. 

Seu trabalho já foi publicado em mais de 120 matérias, entre revistas e livros no Brasil, Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Argentina, Itália, Espanha, Portugal, França e Suíça. 

Sua atuação estende-se como convidado em palestras no Brasil e no exterior destacando-se a Universidade de Berlim, Alemanha, a 5ª Qualicer na Espanha e o Fórum Latino-Americano de Arquitetura. 

Representante oficial do Brasil na V Bienal de Veneza de Arquitetura.

www.fernandopeixoto.com

 

 

 Engenheiro Marcus Vinicius Rocha Santos (Salvador-BA)

Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1987, com 35 anos de experiência em Construção Civil, além de Desenvolvimento e Coordenação de Projetos residenciais e comerciais. Atuou como Gerente de Incorporações, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos junto a importantes escritórios de Arquitetura. Também atuou como Consultor de Engenharia em Planejamento de Empreendimentos e Obras, Elaboração de Histograma de Mão de Obra, Acompanhamento de Obras e Desenvolvimento e Coordenação de Projetos. Participou na elaboração do Manual do Proprietário para empreendimentos Residenciais, no GT da ADEMI-BA, em atendimento à “Norma de Desempenho” – NBR 15.575/2013. Foi Gerente de Engenharia do SENAC/DR Bahia e responsável pelo Retrofit interno realizado no Edif. Casa do Comércio entre 2018 e 2020. Atualmente é Consultor de Infraestrutura no SENAC/DR Bahia. Possui pós-graduação Lato Sensu, pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL–1990) em Engenharia de Segurança do Trabalho.